REGRAS GERAIS:
- Oito Participantes disputam às Quartas (1ª Etapa) e Quintas (2ª Etapa) as Provas, sempre a partir das 18:00.
- No resto da Semana, eles cuidam do Jardim, de seus futuros ingredientes e da casa.
- Nos Dias de Festivais, os vencedores da 1ª e da 2ª Etapa e/ou possíveis imunizados terão direito de participar e provar as iguarias destes eventos.
- Duplas e Grupos são sempre formados por afinidade.
- Os Vencedores da 1ª Etapa ganham 5 Pontos e os da 2ª Etapa ganham 2 Pontos.
- Os Pontos Acumulados serão o Critério de Desempate em caso de Eliminação.
- Algumas Provas terão Critérios de Avaliação próprios, como Habilidade Exigida, Tempo, etc.
- O Vencedor ganhará um RESTAURANTE SIMS CHEF todo equipado, com suas melhores receitas e mais § 500.000, 00 para abri-lo.
LISTA DAS PROVAS:
1ª PROVA: 1ª Etapa
- 2 Equipes formadas por afinidade terão que preparar um Menu Completo com Entrada, Prato Principal, Sobremesa e Bebida.
- Cada membro fará um Prato do Menu, que deverá ser o seu Prato de Maior Habilidade Culinária.
- O Participante de Maior Nível na Habilidade de Carisma e/ou Maior Nível na Habilidade Jardinagem será o 1º a escolher os membros da sua Equipe.
- A Equipe que fizer os Pratos de Melhor Qualidade ficará imune à 2ª Etapa e todos os Membros ganharão 5 Pontos.
- O Critério de Desempate será o Preço dos Pratos.
1ª PROVA: 2ª Etapa
- Os 4 derrotados replicarão os Pratos feitos pela Equipe vencedora da 1ª Etapa.
- Se a Habilidade não for correspondente, fazer a Receita de Habilidade logo abaixo.
- Os Participantes deverão replicar Pratos diferentes do anterior, ou seja, quem fez Sobremesa na 1ª Etapa, não poderá replicar a Sobremesa na 2ª Etapa.
- Será eliminado o Participante que fizer o Prato de Pior Qualidade e/ou com o Pior Preço, comparado a Equipe Vencedora da 1ª Etapa.
- Todos os Participantes terão que fazer Pratos com Batatas.
- O Participante que fizer o Prato de Melhor Qualidade estará imune e imunizará alguém por afinidade.
- Todos terão que fazer Pratos com Ervas, desde que não seja nenhum Prato com Batatas.
- Ganhará quem fizer o Prato de Melhor Qualidade e Maior Preço e o que fizer o Prato de Pior Qualidade e Menor Preço será eliminado.
- Em 3 Duplas formadas por afinidade, os Participantes terão que Pescar e Cozinhar o seu Peixe. As funções serão determinadas pelo Nível de Habilidade em Culinária e em Pescaria.
- Caso o Pescador pegue um Peixe de Qualidade Ruim, o Pescador trocará de lugar com o Cozinheiro e este terá a oportunidade de Pescar outro Peixe, enquanto o Pescador terá que obrigatoriamente cozinhá-lo.
- Se o outro Peixe também for de Qualidade Ruim terão que cozinhar o Peixe de Maior Preço.
- A Melhor Dupla ficará imune à 2ª Etapa e ganhará 5 Pontos.
- Os 4 Participantes farão o Bolo de Maior Habilidade ou de Maior Preço.
- Considerando a 1ª Etapa, o Vencedor da Dupla ganhará os 2 Pontos e livrará seu Parceiro de Dupla da Avaliação de Eliminação.
- A outra Dupla será avaliada, o Participante que tiver feito o Bolo de Melhor Qualidade, Maior Preço, que tiver Mais Pontos Acumulados, tiver feito o Bolo que Exigia Maior Ponto de Habilidade e Maior Afinidade com a Dupla Vencedora desta Etapa, nesta ordem de Critários, se salvará e o outro será Eliminado.
- Fazer o Prato Vegetariano de Melhor Qualidade ou Maior Preço.
- O Vencedor ganhará 5 Pontos.
- Fazer o Sorvete de Melhor Qualidade, na verdade fazer 2 Sorvetes do mesmo Sabor.
- O Sorvete de Melhor Qualidade e/ou Maior Preço ganhará 2 Pontos e o Pior será Eliminado.
- Os Participantes vão ao Parque Gastronômico provar um Prato que replicarão.
- Levar para casa pelo menos 4 Pratos diferentes para que os outros provem as demais receitas.
- O Vencedor ganhará 5 Pontos.
- O Vencedor da 1ª Etapa escolherá os Pratos que cada um fará, por afinidade, desde que não seja o que eles fizeram anteriormente.
- O Vencedor ganhará 2 Pontos.
- Pela ordem de Mais Pontos Acumulados, por afinidade, cada um dos Participantes escolherá um dentre os 5 Eliminados para trabalhar com ele.
- Cada um fará a mesma receita com e sem proteína animal.
- Suas Habilidades Exigidas deverão ser iguais.
- Critérios de Avaliação: Pratos de Melhor Qualidade, Maior Preço, Maior Habilidade Exigida e em Menor Tempo somados.
- Se o escolhido tiver vencido a Etapa, ele ganhará o direito de participar de uma nova edição do SIMS CHEF.
- Por outro lado, se o Participante tiver vencido, o escolhido ganhará § 50.000, 00.
- Em ambos os casos, o Participante ganhará a vaga na Final e mais 5 Pontos.
- Todos farão a sua Receita Gourmet de Maior Habilidade Exigida, ainda não feita no Reality.
- Cada Critério de Avaliação terá um peso: o Prato de Melhor Qualidade (4), o de Maior Preço (3), o de Maior Nível de Habilidade Exigido (2) e o de Maior Pontuação Acumulada (1).
- Apenas o Vencedor em cada critério pontuará.
- Somam-se os Pontos e, se o Vencedor desta Etapa for um escolhido, este ganhará § 10.00, 00.
- Caso o Vencedor seja o próprio Participante, o escolhido ganhará uma Máquina de Cupcake da Vovó.
- Em caso de empate, vale a soma dos Pontos Acumulados das Duplas e, por fim, o resultado da 1ª Etapa.
- Em ambos os casos, o Participante ganhará a vaga na Final e mais 2 Pontos.
- No Sábado e/ou no Domingo, os Finalistas vão a um Restaurante provar um Menu Completo de Comida Experimental e as Bebidas Mais Caras do Cardápio.
- O Participante com Mais Pontos Acumulados escolherá os Pratos que provará primeiro.
- Caso este estabelecimento tenha poucos Pratos de Comida Experimental, eles poderão ir a outro estabelecimento.
- Na Quinta-feira, os Finalistas replicarão os Pratos provados, cuja Qualidade e Tempo de Entrega ganharão pesos diferentes.
- O Participante com Mais Pontos Acumulados escolherá os Pratos que fará primeiro.
- Se a Qualidade do Prato entregue for ImpecávelI (4 Pontos), se for Excelente (3 Pontos), se for Ótima (2 Pontos) e Normal (1 Ponto).
- O Participante que entregar a Primeira Entrada (2 Pontos), o Primeiro Prato Principal (4 Pontos), a Primeira Sobremesa (3 Pontos) e as Primeiras Bebidas (1 Ponto para cada).
- Será uma Bebida para harmonizar com cada Prato Experimental feito, podendo ser 3 Bebidas diferentes ou a mesma Bebida para os 3 Pratos.
- O Resultado Final será a soma da Qualidade com o Tempo de Entrega, só pontuará neste critério o mais rápido.
- Em caso de empate, soma-se a esta Pontuação o Preço, o Nível de Habilidade Exigido e os Pontos Acumulados, incluindo os 7 Pontos ganhos nesta Prova, no Critério de Qualidade.